Cadastrar Perguntas Home Pagamentos e faturas Mapa do Site
Buscar:

Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul é um estado brasileiro localizado no extremo sul do país. A capital do estado é a moderna cidade de Porto Alegre. O estado ocupa uma área de 282.062 km², com 496 municípios, povoados por aproximadamente 10,8 milhões de habitantes, esses são denominados de gaúchos ou sul-rio-grandense. Todo o seu território está abaixo do Trópico de Capricórnio. Além disso, o estado é banhado pelo oceano Atlântico e possui duas das maiores lagoas do Brasil: a Lagoa Mirim e a Lagoa Mangueira, além de possuir uma das maiores lagunas do mundo: a Lagoa dos Patos, que possui água salobra.

A economia do Rio Grande do Sul é baseada na pecuária e na indústria (de couro e calçados, alimentícia, têxtil, madeireira, metalúrgica, petroquímica e química). O principal gênero de indústria é o de produtos alimentícios, responsável por substancial parcela do valor da produção fabril.

Outra fonte de recursos é o turismo. O estado recebe anualmente cerca de 2,0 milhões de turistas de fora do país. Uma das principais atrações são as praias do litoral norte, nas cidade de Capão da Canoa, Tramandaí e Torres. As serras também atraem milhares de turistas todos os anos, tanto no inverno quanto no verão.

Entre os pontos de interesse turístico da zona serrana, destacam-se as cidades de Canela, Gramado e São Francisco de Paula, com parques e cascatas. Também na região serrana se encontram as cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Garibaldi, centros de produção vinícola. Ainda a oeste, localizam-se as Missões Jesuíticas, nas cidades de São Miguel das Missões e arredores.

Além dos monumentos históricos e das festas religiosas e populares, a capital traz o Palácio Piratini (sede do governo estadual), a catedral metropolitana, a igreja de Nossa Senhora das Dores, o parque Farroupilha, a ponte móvel da travessia Getúlio Vargas, o Theatro São Pedro e o hipódromo do Cristal.

O Rio Grande do Sul é atualmente o estado com maior número de museus do Brasil, somando 66 espalhados em seu território.

Além disso, o estado, sempre traz grandes revelações no mundo dos esportes, seja no atletismo, ginástica olímpica, lutas marciais ou natação.  Atualmente possui dois times de futebol que já foram campeões mundiais. São eles o Grêmio e o Internacional de Porto Alegre.

Além de ser um estado cheio de atrações turistica e ter um ótimo desenvolvimento econômico, o povo gaúcho faz questão de manter suas culturas, folclores e tradições. É tudo isso que faz do Rio Grande do Sul, um lugar fantástico para viver ou visitar.



¡Cadastre-se!
Imperdíveis!
Tendências no MercadoLivre
Mais vendidos
Ofertas a partir de R$1
Casas no RS
Apartamentos no RS
Buscador de imóveis

Mais Promoções