Cadastrar Perguntas Home Pagamentos e faturas Mapa do Site
Buscar:

Bahia

A Bahia (BA) é o 4° estado mais populoso do Brasil. Localizado na região Nordeste, a Bahia ocupa uma área um pouco maior que a França e é formado por 417 municípios, sendo Salvador a capital. Outras cidades também exercem importante influência na região como são os casos de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus, Juazeiro, Camaçari, Lauro de Freitas, Porto Seguro e Paulo Afonso.

Um breve resumo da história da Bahia: o começo de tudo

A Bahia marca o ponto de chegada dos portugueses nas terras que constituíram, anos mais tarde, o Brasil. O desembarque na porção continental das terras recém descobertas ocorreu na região que hoje se conhece como Porto Seguro. Tomé de Souza, governador-geral, funda Salvador que acaba se tornando a primeira capital do país em 1549. Centro do primeiro grande ciclo econômico da colônia, a cana-de-açúcar, a região concentrou grande população européia, indígena, africana constituindo um traço característico do povo brasileiro: a mestiçagem.

Economia

Correspondendo a cerca de 36% do PIB do Nordeste, a Bahia representa a 6ª maior economia do país. No estado, destaca-se a produção de mamona, feijão, sisal, mandioca. A Bahia é o principal produtor e exportador de cacau do Brasil e na região do Vale do Rio São Francisco, constituída pelas cidades de Juazeiro, Curaçá, Casa Nova, Sobradinho e outras, está a maior produção brasileira de frutas.  No setor industrial - em franca expansão - as principais atividades ficam por conta dos setores químico, petroquímico, automobilístico, alimentício e têxtil. Em Camaçari, por exemplo, encontras-se um importante pólo petroquímico com a presença da Petrobras e um complexo industrial da Ford.

Clima

Na Bahia predomina o clima tropical com temperaturas elevadas que podem ultrapassar os 30°C. Mais distante da faixa litorânea, no sertão, o clima é semi-árido. As chuvas ao longo do estado estão distribuídas de forma irregular variando, em média por ano, entre 1500 mm (no litoral) e apenas 500 mm (no sertão).

 O que conhecer

A Bahia é famosa por suas atrações turísticas, sendo um dos principais pontos turísticos de todo o país. As manifestações culturais e históricas bem como as riquezas naturais da Bahia são mundialmente conhecidas. Os baianos tem a sorte de desfrutarem as maravilhas da maior faixa litorânea do Brasil; suas praias são belíssimas e badaladas como as de Itacaré, Trancoso, Salvador, Una, Arraial d' Ajuda, Abrolhos entre muitas outras. (para um guia das praias baianas clique aqui)

O Carnaval, maior festa popular brasileira, na Bahia ganha dimensões ainda maiores. Todos os anos, o estado recebe milhões de pessoas que vão brincar no Carnaval baiano e sair atrás dos carros elétricos ao som de artistas como Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Olodum, Gilberto Gil.

Outro atrativo da Bahia, este realmente especial, é o próprio povo baiano com toda sua alegria, festividade, receptividade e simpatia.

Como chegar?

A Bahia conta com 10 aeroportos dentro os quais o mais importante é o Internacional Dois de Julho (também conhecido com Internacional de Salvador Deputado Luís Eduardo Magalhães) que representa 30% do movimento aéreo da região. Tendo como eixo central a cidade de Feira de Santana, pode-se chegar à Bahia através das rodovias federais BR-242, BR-101, BR-116, BR-324, BR-110, BR-415, BR-407 ou pelas rodovias estaduais BA-099 e BA-001.

Veja anúncios de imóveis na Bahia cadastrados no MercadoLivre

 


Apartamento 1/4 Quarto E
Sala Jardim Armação Salvador

Casa Teixeira De Freitas
São Lourenço Bahia

Casa Praia +sobrado + Pon
to Comercial Na Ilha De I...

Apartamento 1/4 - Pituba - Salvador

Laçador

Terras Para Irrigação

Fazenda Com 86 Ha De Ser
inga E Cacau

Fazenda Mundo Novo

51.600m2 Linda Área P/ Po
usada, Resort Ou Condomín...


¡Cadastre-se!
Imperdíveis!
Tendências no MercadoLivre
Mais vendidos
Ofertas a partir de R$1
Casas na Bahia
Apartamentos na Bahia
Buscador de imóveis

Mais Promoções